12 setembro 2016

Viver de artesanato na crise: saiba como!

Como viver de artesanato na crise? Confira as dicas do Blog Elo7 sobre o assunto!

A crise econômica pela qual o Brasil está passando atualmente está mudando a vida trabalhadores brasileiros, que veem suas vidas mudarem radicalmente com a perda de seus empregos. A crise existe, mas o que fará toda a diferença é como você vai se posicionar diante dela. Lamentar-se não solucionará o problema, mas sim, levantar a cabeça e procurar soluções criativas para vencer essa fase. Até dezembro de 2015 eu trabalhava como professora universitária, mas a crise provocou mudanças no FIES, e isso fez com que os alunos diminuíssem drasticamente. Resultado: eu e vários outros professores fomos demitidos.

Quando começaram a surgir comentários sobre possíveis demissões, já imaginei que estaria na lista. Mas o que fazer diante dessa situação? Decidi investir no meu conhecimento. 

Como viver de artesanato na crise

Se você ama artesanato e perdeu ou está prestes a perder o seu emprego, faça deste momento um recomeço de vida. Mas só querer e sair fazendo sem se planejar, não é o suficiente para viver de artesanato na crise! Busque por conhecimento e desenvolvimento profissional, aprenda o que for necessário. São inúmeros os vídeos, PAPs, cursos disponíveis na internet e programas de TV que ensinam técnicas diferentes. Saber vender já requer um pouco mais de esforço.

Viver de artesanato na crise: saiba como.

1. Escolha de um nicho que venda o ano todo;

Em tempos de crise, a maioria das pessoas compram apenas o que é mais necessário. No meu ponto de vista, os dois nichos que vendem com crise ou sem crise são os de casamento e bebê. Estes acontecimentos ocorrem o ano todo e nos dois casos as pessoas gastam até o que não podem para satisfazerem seus desejos.

2. Preocupe-se com sua credibilidade;

Qualquer artesão que deseja obter sucesso com a venda de suas peças precisa ter sua loja no online. Quem compra tem a certeza de que irá receber produtos de boa qualidade e feitos com carinho. Se você ainda não tem a sua, sugiro que abra imediatamente e siga as próximas dicas e boas vendas.

3. Tenha fotos de qualidade;

Fotos de qualidade são importantíssimas para gerar uma boa impressão sobre os seus produtos.


As oportunidades não caem do céu. Por mais que as coisas possam parecer difíceis ou ruins, existe sempre um lado bom, procure por ele! Corra atrás dos seus sonhos mesmo que eles pareçam impossíveis ou distantes, se aperfeiçoe e busque conhecimento. Levante a cabeça e vá à luta!