21 setembro 2016

SETE MANDAMENTOS PARA UM ZÍPER IMPECÁVEL!

Olá pessoal, como estão? ando um pouco sumida, muito trabalho e agora com o canal do Youtube, então estou um pouco na correria. Mas vamos ao post de hoje, matéria do Super Zíper, são dicas para pregar zíper. Espero que gostem.


Algumas dicas para um zíper bem pregado:

– Alinhave: Vai demorar um pouquinho mais, porém é a garantia de que o seu tecido vai permanecer no lugar em qualquer circunstância, além de facilitar muito se você errar a costura definitiva e tiver que fazer tudo de novo. Para as iniciantes, a presença de alfinetes – principalmente aqueles de cabeça grande – pode atrapalhar o processo.
– Passe, passe e passe: O zíper costuma vir um pouco amassado da loja, passe-o antes de iniciar o trabalho e após cada costura, pressionando bem. Essa dica vale também para todas as outras etapas da confecção de qualquer peça, mas para o zíper assentar bem é crucial (tomando cuidado com a temperatura, pra não queimar o tecido!).
– Pesponte: Mesmo passando bastante, se você não pespontar o seu zíper ele irá se movimentar e poderá afofar o tecido próximo aos dentes, dificultando sua abertura e deixando a peça com ar desleixado. Uma dica: não pesponte muito rente ao cursor (“cabeça”) do zíper, ou ele vai ficar muito duro para abrir.
– Vá devagar: Muitas vezes o zíper é o elemento principal de uma peça e se ele não ficar bem-feito todo o seu trabalho será desperdiçado.
– Use o pé calcador apropriado: Dá pra costurar com o pé comum da máquina, mas com o específico para zíperes a sua costura sairá sempre retinha, à mesma distância e muito mais rapidamente. Se você tem um de plástico, experimente comprar o de metal, é bem mais resistente e dá mais estabilidade. A diferença de preço é mínima e é fácil de achar.
– Não esqueça de abrir o zíper: É chato, ficar abrindo e fechando o zíper no meio da costura, mas é essencial para que os dois lados saiam idênticos, sem aquelas costuras desiguais no meio.
– Comece a aprender com tecidos de algodão que desfiem pouco: Sugestões são tricoline, gorgurão, gorgurinho, percal, popeline… Pergunte a um vendedor por tecidos 100% algodão. Você pode colocar um zíper numa malha, o processo é o mesmo, mas é um pouco mais trabalhoso e pode te frustrar num primeiro momento. Para a malha, alinhave com pontos pequenos e use agulhas finas na máquina (nº 11 ou nº 9).

Deixo um vídeo do canal Dira Crochê, ensinando como pregar:


Por hoje é só, até mais!