06 setembro 2016

Como fotografar o artesanato?

Olá, hoje vamos falar sobre, como fotografar o seu produto, de uma forma que passe uma imagem agradável e profissional ao cliente, afinal a primeira impressão é a que fica, quando se trata de artesanato, nem se fala então.

O ideal seria ter um fotografo profissional para a realização do trabalho, mas como essa não é uma ideia viável, não para mim, que trabalho com peças artesanais, e o custo provavelmente seria maior do que o meu lucro com as vendas, hehe.

Resolvi fazer este post porque o que eu vejo em muitos blogs, sites, por aí, é um descaso com as fotos. Fotos escuras, fundo aparecendo coisas desnecessárias , sem um angulo correto.
Enfim, o trabalho que poderia ser mostrado como um belo trabalho, acaba passando despercebido por causa da qualidade das fotos.

Antes de tudo, quero falar que eu não sou nenhum especialista em fotografia, e a ideia aqui é passar dicas básicas, que foram retiradas da internet, são técnicas simples e viáveis.

Então vamos as lá!

1. Iluminação Correta
Luz natural é o melhor para qualquer tipo de foto e deve ser usada sempre que for possível. Geralmente, fotografar no início da tarde vai trazer os melhores resultados. O que importa não é apenas a quantidade de luz, mas também a sua uniformidade e distribuição.

2. Fundo Branco
Frequentemente, em fotografia de produtos, usar um fundo claro e branco fica melhor já que assim cria-se um foco no próprio objeto. Temos a certeza que você já viu isto anteriormente e agora já sabe como se chama – ‘Fundo Infinito’. Isto permite aos fotógrafos tirar a foto de um produto contra um fundo infinito branco onde o horizonte não aparece ao fundo, apenas uma visão clara e agradável. Para criar um plano de fundo como este, coloque um pedaço de papel ou tecido branco e dobre para criar uma curva. 
O seu produto será o centro da foto e a única coisa que vai atrair a atenção de quem a olha.

3. Tudo Bem Natural
Tire as fotos do seu produto próximo de algum item que vai ajudar as pessoas a relacioná-lo com a vida real. Por exemplo, se você vai tirar fotos de um relógio, mostre-o no pulso de alguém. 
Agora, se você quer vender um livro próprio para mesa de centro, tire a foto do livro aberto em cima de uma mesa de centro e coloque uma pequena fruteira próximo. Já se você vende roupa ou bijuterias ou joias, seria excelente ter pelo menos uma foto de um modelo usando as peças. Compradores em potencial poderão assim ter uma ideia de como essas peças vão ficar neles próprios, além de também ser uma oportunidade para mostrar qual o público alvo que você quer alcançar.


4. Mostre Mais ao Invés de Menos
Em muitos sites, os internautas colocam uma só imagem de um item e abaixo escrevem ‘disponível também em azul e verde’. 
Se você oferece um item específico em diversas cores, não deve apenas comunicar isto aos clientes, deixe as pessoas verem também. 
Fotos que mostrem a variedade de cores vão fazer seu produto parecer mais rico e atrativo e o melhor de tudo, você terá uma chance maior de vendê-lo.


5. Editar é Importante
Tirar uma foto é apenas o início, em seguida vem a edição e os retoques. Ao preparar as imagens para seu site, certifique-se de que todas são aproximadamente do mesmo tamanho. 
Escolha de 1 a 3 tamanhos diferentes, grande, médio e pequeno. Faça a edição de suas fotos de forma a se ajustarem aos tamanhos pré-selecionados para que você não tenha uma variedade muito grande de tamanhos.
Você não precisa ser um web designer ou um expert em computação. Cortar e corrigir a cor podem fazer uma diferença imensa numa foto. 

Alguns que uso para edições das minhas fotos!


Deixo um vídeo do Canal Videos da Aluna do Atelier Oficina Panos e Traços, com algumas dicas sobre o assunto.


Espero que tenham gostado e que possa ser útil para você que como eu precisa vendar uma imagem, antes de vender o produto. 
Beijos e até mais!