06 agosto 2016

Ponto Russo, já ouviu falar?

Olá, hoje trago para vocês uma matéria do Blog Artesanato.com, que fala sobre o Ponto Russo, uma técnica de bordado, que é muito praticada e também muito bonita. 
Já faz um tempo que estou querendo começar a fazer esse tipo de bordado, então hoje deixo para vocês um pouquinho sobre a técnica e em breve pretendo mostrar alguns trabalhinhos feitos com ela.


O ponto russo é uma técnica muito especial de bordar. 
Os antigos egípcios estavam entre os primeiros a empregar a técnica usando ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. 
A técnica foi usada em toda Europa durante a idade média, para decorar roupas e frequentemente em painéis eclesiásticos. 
Em épocas modernas, foi associada com o bordado feito por imigrantes russos e foi ensinado a muitas gerações até os dias atuais. Hoje, o ponto russo é feito com vários materiais e para os mais diversos usos, desde aplicações separadas onde é colada ou costurada posteriormente no tecido, como peças de tapeçarias.

Para o desenvolvimento do trabalho é necessário agulha própria para ponto russo, bastidor (possuem duas partes que se encaixa um no outro), linha especial para ponto russo, tecido de linho branco, tesoura, caneta e o risco (desenho). Com todos esses materiais reunidos você já pode iniciá-lo.

Materiais.
bordado2_590x393

O primeiro passo é desenhar sobre o tecido utilizado.
bordado8]_590x393

O resultado é esse, fica lindo!
bordado23_590x393

Hoje só quis deixar para vocês a noção do que é esse tipo de trabalho, depois farei outras matérias com o passo a passo e mais detalhes. Beijos e ótimo fim de semana.