29 julho 2016

COSTURA COM AGULHA DUPLA!

Olá, como estão? Trago hoje, mais uma matéria, do Super Ziper, o assunto é Costura com Agulha dupla. Na minha máquina, não veio essa agulha, mas vou comprar, assim q fizer o teste posto aqui para vocês. Boa leitura!

agulhadupla_abre


Sabe aquela costura dupla paralela, tão comuns em mangas e barras de peças de malha? A pequena ‘mágica’é feita com ajuda da agulha dupla, esta agulha misteriosa. Hoje vamos dedicar um post a ela, a misteriosa.

agulhadupla2
É bem capaz de você já ter uma agulha dupla destas rolando pela gaveta. As vezes ela vem com o kit de agulhas da máquina, como no meu caso. Se não tiver uma é fácil de encontra-la em lojas especializadas.
Se sempre quis saber como usá-la hoje é seu dia de sorte. O uso é super fácil, ao final do post você não vai acreditar porque nunca costurou com esta agulha até hoje ;).

agulhadupla3_colocacao
Primeiro, troque a agulha da máquina. Afrouxe o parafuso da agulha, retire a agulha atual e coloque a agulha dupla. Se você é daquelas que nunca troca a agulha fica a dica: a parte ‘achatada’ da haste deve ficar virada para trás. Encaixe-a e aperte bem o parafuso, fixando-a.

agulhadupla4
Para costurar a agulha dupla usamos também dois retróses. O primeiro retrós vai no suporte de sempre, topo direito da máquina. O segundo retrós vai no suporte de trás. Procure e veja se sua máquina possui este segundo suporte, a maioria das máquinas atuais têm.

agulhadupla5
Vou usar linhas em cores diferentes para fins didáticos mas, é claro que o normal é usar dois retroses da mesma cor. Uma dica é usar sempre uma linha um tom mais escuro que a malha que for costurar.

agulhadupla6
Encaixe os dois retroses nos respectivos suportes e feche o suporte posterior, para o retrós não escape.

agulhadupla7
Faça a passagem das duas linhas como sempre guia-fio, discos de tensão, estica fio e desça até as agulhas. Isso mesmo, passe as linhas juntas pelos mesmos lugares até chegar no guia-fio, que é o anelzinho metálico que fica próximo a haste da agulha. O segredo todo está nele. Passe um dos fios por ele (o fio azul) e depois pelo buraco de uma das agulhas. O segundo fio (vermelho) não deve ser passado pelo guia fio e sim enfiado diretamente no buraco da outra agulha.
Resumindo a passagem, passe as duas linhas normalmente até o guia-fio. Uma linha entra nele e a outra não, depois cada linha passa pelos buraco de cada agulha.

agulhadupla8
A linha que sai por baixo, via bobina, deve ser passada normalmente. Estique bem os três fios e puxe-os para trás em aproximadamente 6 cm.

agulhadupla9
Pode começar a costurar! Faça os retrocessos normalmente, no início e final da costura.

agulhadupla10_comparativo
O ponto de agulha dupla fica assim, na frente duas linha retas equidistantes e no verso parece um acabamento de malha mesmo, com as duas linha unidas. Eu adorei o efeito e estou usando para acabamentos das mangas e barras de peças de malha.


Eu adorei e vocês? Em breve vou postar mais sobre o assunto. Beijos e até mais!