16 junho 2016

Terapias feitas à mão: os benefícios do crochê, tricô e bordado!

Olá, matéria super interessante do site Revista Manequim, fala sobre o que todos nós já sabemos, que toda forma de trabalho feito a mão, só traz benefícios a saúde. Nem precisava de estudo para saber disso né..Vamos a leitura!





Tricô, crochê e bordado podem aliviar o estresse e evitar a depressão. Confira as vantagens:

1. Reduzem o estresse;
Ao fazer um trabalho manual, as preocupações são deixadas de lado. "Não à toa, os livros de colorir viraram febre. As pessoas acharam neles um meio de escape dos problemas e da rotina", diz a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Bidin.

2. Exercitam o cérebro;
"O movimento de passa a agulha de um ponto ao outro melhora a atividade cerebral, estimulando a coordenação motora", afirma o neurocirurgião Luiz Daniel Cetl.

3. Ajudam na concentração;
No trabalho artesanal, cada etapa demanda máxima atenção. "A prática ajuda pessoas que têm dificuldades de se concentrar ou são muito agitadas", afirma Ana Lúcia.

4. Melhoram as articulações;
A movimentação das mãos favorece a lubrificação articular, que ;e importante no processo de envelhecimento, e previne futuras dores", afirma a fisioterapeuta Luana Albertoni.

5. Afastam a depressão;
"Principalmente na terceira idade, o artesanato é uma ressignificação da vida", diz a terapeuta Ao se envolverem em projetos de caridade, as pessoas atribuem um objetivo ao seu trabalho. 

Fonte: http://manequim.uol.com.br/