01 junho 2016

Guia completo para enviar produtos pelos Correios

Olá, vamos falar agora sobre o envio de produtos pelo correio, dicas super uteis elaboradas pelo Blog Elo7. Vale apena conferir e se informar. Boa leitura!
correios2

O processo de envio dos produtos é formado basicamente de 4 etapas: 
Embalagem interna
Embalagem externa
Envio
Rastreamento

1. Embalagem interna:
A embalagem interna é responsável por duas coisas muito importantes: o diferencial da sua loja e a proteção do seu produto.
Quando falamos de diferencial, é aquele elemento que irá junto com seu produto que irá causar um encanto a mais no seu cliente. Tem artesão que usa essência, dá brindes, coloca docinhos, vales promocionais ou até mesmo um bilhetinho, mostrando que aquela peça foi feita artesanalmente e pensando no cliente o tempo todo. Mas cuidado: todo e qualquer mimo deve estar dentro dos cálculos de preço do seu produto e não deve ser muito grande ou pesado, para não aumentar o valor do frete.
Agora, não adianta nada encher o cliente de carinho se o produto que ele comprou chegar danificado, né? Então analise seu produto e pergunte-se quais precauções você pode tomar para fazer da sua embalagem interna uma proteção para sua peça. Abuse do plástico-bolha, papel de jornal ou revista picado, retalhos de tecido, bolinhas de isopor, espuma… A forma de proteger vai depender do tipo de produto que você vende. Se forem doces artesanais, então, todo cuidado é pouco! Muitas artesãs que trabalham com esse tipo de produto desenvolvem ou compram embalagens próprias para conservar e proteger cupcakes, cookies, chocolates, lembrancinhas e tudo mais!

2. Embalagem externa:
O valor do frete é calculado a partir do volume do pacote, do peso e do tipo de frete que você escolher. Com esses dados em mãos, você pode estimar o valor do frete no próprio site do Elo7.
Para calcular o peso, use uma balança – pode ser daquelas de cozinha mesmo (veja foto acima), pois são baratas e fáceis de encontrar. Lembrando que você apenas estimará o valor do frete. Este poderá variar para mais, ou para menos quando você chegar na agência dos Correios.
O volume é calculado a partir das dimensões do pacote. Depois de embalado, meça o comprimento, a largura e altura da embalagem, tudo em centímetros.
Há tipos de embalagens e medidas permitidas para envio pelos Correios, clique aqui para conferí-las. Se sua embalagem for muito maior do que o produto, ele vai ficar “sambando” durante toda a entrega e não haverá proteção interna que segure – além de aumentar o valor do frete. Se for muito pequena, pode não ser permitido seu envio. O ideal é que as embalagens externas sejam ligeiramente maiores que os produtos e resistentes, para aguentar o trajeto com segurança.
Reaproveite embalagens de papelão que você tem em casa, compre em papelarias ou empresas especializadas caixas que tenham tamanho ideal para armazenar seus produtos. Dica: comprar a embalagem dos Correios na hora do envio parece ser prático, mas o valor é muito mais elevado. ;) Papel pardo também é um grande aliado e ajuda a deixar o pacote mais protegido. É legal também porque dá para esconder marcas e nomes se você estiver reutilizando caixas.

3. Envio Produto:
 É hora de colocar o endereço de quem está enviando (remetente) e de quem irá receber o pacote (destinatário). Em caixas, um deve ficar na frente da caixa (veja foto acima) e o outro no verso. Assim sobra espaço para as etiquetas que o funcionário da agência dos Correios irá colocar. Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui.
Você pode escrever à mão, ou utilizar a etiqueta com o endereço que  é enviado para você por e-mail, já no formato padrão dos Correios. É só imprimir o papel e colar na caixa. Prático, né? Saiba mais sobre este benefício para os vendedores em nossa ajuda, clicando aqui.
Uma dica para deixar a embalagem e os dados mais seguros é usar aquela fita adesiva mais larga (fitão) transparente em toda a volta do pacote e também em cima do endereço. Isso evita que os dados sejam apagados ou arrancados no transporte.
Lembra que no item 2 falamos que o tipo de frete também influencia no valor? Pois bem, nos Correios estas são as principais formas de envio de encomendas:
correios1

PAC
O PAC é o serviço de encomenda mais econômico, mas tem prazo de entrega maior do que os outros tipos de envio. Um pacote pode levar, de 3 a 10 dias úteis para chegar em seu destino, aproximadamente. Dependendo da localidade, pode demorar muito mais. Ele tem código de rastreio e se você declarar o valor na hora da postagem, receberá uma indenização por atraso da entrega de 30% do valor declarado. Saiba mais sobre o PAC no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: só é possível enviar produtos em caixas.

SEDEX
É a forma mais rápida de envio. O SEDEX normal costuma chegar entre 1 e 3 dias úteis, mas também pode demorar um pouco mais dependendo da localidade. Também tem indenização por atraso da entrega e código de rastreio. Saiba mais sobre SEDEX no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: o envio pode ser feito por caixas ou envelopes padronizados.

E-Sedex
Essa modalidade está disponível para grandes empresas, que têm alto volume de entregas. É feito um contrato entre a empresa e os Correios, que diminui consideravelmente o valor do frete. Aqui no Elo7, nós temos esse contrato e disponibilizamos para todos os artesãos, assim você pode ter até 50% de desconto no valor do seu frete, aumentando suas vendas! Saiba mais sobre o frete com desconto do Elo7 e Correios em nossa ajuda, clicando aqui.
Escolha a melhor forma de envio para seus produtos e utilize a estimativa de frete, para ter ideia dos prazos e valores para cada envio.

4. Rastreamento:
Depois de postar seu produto, você vai receber um comprovante. Guarde-o até a confirmação do recebimento pelo cliente. Você pode confirmar que um produto foi entregue através do código de rastreio, que está impresso nesse comprovante.
No Elo7, dá para acompanhar o envio do produto pelo próprio site, cadastrando o código no pedido,clique aqui para saber como fazer na sua loja. Se você enviar com a etiqueta do PLP, o pedido será atualizado automaticamente com o código de rastreio. Você pode também pode acompanhar pelo site dos Correios. É só digitar o código de rastreamento no campo indicado e saber se já foi entregue ou em qual localidade ele está.
Dica quentíssima (da loja Flor de Cris): Se você usa o Google Chrome como navegador, dá para baixar esse aplicativo* e acompanhar em tempo real o status das suas entregas. Legal, né?

Além de acompanhar o processo, a gente recomenda enviar um email para seu cliente assim que o produto chegar, perguntando o que achou do produto e se colocando à disposição para demais esclarecimentos. É gentil e conta muitos pontos no atendimento, que pode te ajudar a ter avaliações positivas e aumentar a confiabilidade da sua loja para novos clientes! Saiba tudo sobre avaliações nesse post.
Gostou das nossas dicas para envio de produtos pelos Correios? É o principal serviço de entrega do Brasil, mas infelizmente não dá para mandar tudo por ele. Confira aqui quais produtos os Correios não transportam e os limites de dimensões e pesos.

Fonte:http://blog.elo7.com.br/