01 junho 2016

Bordado: técnica e história!

O que é bordado?

O bordado é uma arte que consiste em desenhar com linha imagens ou figuras. A execução pode ser manual ou feita por uma máquina. Hoje em dia, a técnica manual é bastante valorizada e continua muito presente, porém, há também máquinas bem modernas computadorizadas que bordam todo tipo de imagem. Desenhos bordados podem além de serem feitos com diferentes pontos, também receberem apliques como paetês, vidrilhos, miçangas, pedrarias e pérolas.

O ponto cruz é o primeiro tipo que temos registros. Desde os tempos das cavernas, na pré-história, o estilo de bordado era feito com fios de fibra natural, tripas de animais e aplicado em peles e couro. Era usado como adorno em vestuário ou objetos. Imaginem que foi encontrado um fóssil de 30 mil anos a.C. com resquícios de aplicações em vestes na Rússia.
Na Grécia Antiga e na Roma Antiga, ao fim da Idade do Bronze, havia também túnicas bordadas e criações com linhas em utensílios e vestes, como símbolo de riqueza.
Mais para frente, depois do século VII, a arte se difundiu no ocidente e cada país enriqueceu sua técnica e criou diferentes variações. O bordado era utilizado não só como ornamento então, mas também em painéis para retratar momentos históricos importantes. Em flâmulas e adornos militares também se tornou comum tal técnica artesanal, apresentando símbolos e bandeiras.
Estilos de bordado

Para criações de desenhos e letras bordadas, há uma imensa variedade de pontos. Cada ponto define um desenho no tecido ou talagarça e o conjunto deles forma relevos ou preenchimento. Ponto atrás, ponto haste, ponto rococó, ponto cadeado… Quem borda tem afinidade com todos eles e sempre tem preferência por algum deles para cada tipo de arte.

Fonte:http://blog.elo7.com.br/