30 maio 2016

Atendendo o Cliente com Excelência!

Olá pessoal, tudo joia? Mais uma semana começando e que seja uma semana abençoada em todos os aspectos e com muitas artes...
Ainda estou na correria com algumas encomendas, mas sempre que possível vou dar um pulinho por aqui, hehe.
Bom, hoje, quero falar com vocês sobre um assunto bem importante quando se trata de vendas. O Cliente.
Então o tema que vamos abordar, é como tratar o cliente, como fazer com que você seja sempre lembrado e recomendado por ele.
Pensa comigo, quem é que volta a comprar de alguém ou de algum lugar em que foi tratado mal, desrespeitado, ignorado?Ninguém né, a não ser que você não tenha mais nenhuma opção. 
Em um modo geral, sempre buscamos no vendedor, gentileza, educação, respeito e competência. Ser tratado bem é um pontapé inicial para que o cliente volte a comprar e que sempre lembre de você quando for recomendar o seu produto/serviço.




Separei em tópicos para ficar mais fácil o entendimento.
1. Gentileza(qualidade ou caráter de gentil. Ação nobre, distinta ou amável.)
Primordial em qualquer tipo de relacionamento. Todo mundo, sem exceção, gosta de ser tratado de forma amável. Delicadeza nas palavras e nos atos enchem ao olhos de quem recebe o tratamento. Então abuse da simpatia, cumprimente, seja educado, mostre sempre o seu lado melhor. 
Com certeza você sairá sempre ganhando com isso, lembre-se da frase clichê, "gentileza gera gentileza" 
2. Atendimento imediato
Quando for solicitado, seja por e-mail, mensagem ou pessoalmente, nunca deixe o cliente esperando.
Se não houver a possibilidade de atender no momento, tente avisa-lo de alguma forma, assim ele estará ciente de que você prontamente ira atende-lo e não se sentirá desprezado.

3. Aja com rapidez
O cliente, geralmente, quer que sua necessidade seja atendida o mais rápido, por isso a agilidade é um fator importante no atendimento. Entretanto, evite passar a mensagem de que você quer se ver livre do cliente o quanto antes – não confunda rapidez com descaso!

4. Cumpra o que prometeu
Se o cliente deseja determinada coisa e você se comprometeu a atende-lo, então cumpra. Nunca prometa algo que não esta ao seu alcance. 

5. Escute o que ele tem a falar
Ouvir as pessoas é o primeiro passo para entende-las. Ouça, não atropele com suas idéias, mesmo que você tenha mais conhecimento sobre o determinado assunto, escute o que ele quer. Dê sugestões, mas nunca imponha nada.


6. Agrade aos olhos
Já falei sobre isso aqui, vou falar novamente e falarei sempre, hehe... Quando o assunto é vendas, a primeira impressão é a que fica sim. "Cada consumidor recebe, diariamente, milhares de estímulos ao consumo e, aqueles produtos que não se mostram diferentes e inovadores, caem no esquecimento."
É necessário conquistar o cliente pela embalagem do produto, nada mais agradável do que receber algo preparado de uma forma especial. Não é necessário ser algo caro, o simples, quando bem aplicado, se destaca. 
Então é isso, atitudes simples que garantem ou não que você tenha clientes fiéis  e que através deles alcance muitos outros. 
Com certeza você só irá ganhar com tudo isso. 


Espero que tenham gostado, escrevi com base em minhas próprias experiencias, ótima semana e até mais!