31 maio 2016

5 dicas de como divulgar seu trabalho na internet!

Olá, este post irá falar sobre as formas de divulgação do trabalho na internet, dicas valiosas, retiradas do site Ateliê Cores e Panos
Vale a leitura...


1. Redes Sociais 

As redes sociais são incríveis para divulgar suas peças e eu recomendo usa-las bastante. Existem varias e eu comecei lá no flickr que é uma plataforma parecida com o instagram, mas infelizmente esta sendo deixada de lado por causa da facilidade que outras redes tem em divulgar e até vender suas peças. O facebook e o instagram são algumas delas. ;) 

O ideal é criar uma pagina no facebook com as fotos dos seus trabalhos, informações das peças e seu contato. Convide seus amigos e familiares para conhecer sua pagina e vá publicando também suas peças em grupos de artesanato. 

2. Utilize as famosas #hastags 

Para quem ainda não conhece as  #hastags são palavras-chave  antecedida pelo símbolo # (jogo da velha como todo mundo conhece) e são usadas como ferramentas de pesquisa que vai ajudar a envolver seu público e aumentar o reconhecimento do seu trabalho. 
E como que se usa as #hastags?? Elas são usadas em redes sociais como facebook, instagram, twitter, pinterest entre outras. E para usa-las de forma eficiente basta adiciona-las em um post com palavras que estejam relacionadas ao assunto, com isso ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores. 

3. Não abandone sua Fanpage

Depois de criar sua pagina no facebook é hora de pensar em o que postar para seus seguidores. Se você trabalha com artesanato, mostre seu trabalho através de fotos, fotos do processo de produção, conteúdos que estejam relacionados ao seu trabalho... Enfim, se as pessoas estão te seguindo é porque elas querem conhecer mais seu trabalho e receber as novidades. Então faça posts com frequência para que esse pessoal não te esqueça. Uma dica legal para quem não tem muito tempo para ficar no facebook é utilizar a ferramenta para programar seus posts. 

Você pode separar um dia na semana ou um horário disponível conforme sua agenda e fazer os conteúdos a serem postados. Assim enquanto você produz novas peças ou finaliza algumas encomendas seu facebook vai estar com as publicações prontas. 

4. Tenha um site ou blog 

Essa é uma dica bem legal para quem está começando, ter um site ou um blog contando um pouco mais sobre você e seu trabalho é interessante para seus seguidores e clientes, pois geralmente quando as pessoas vão comprar alguma coisa na internet elas querem saber mais sobre aquele trabalho ou conhecer mais o artesão. 
Eu sei que é difícil fazer tudo isso no começo, mas quem disse que trabalhar com artesanato na internet é simples e fácil? Você não precisa ter um site maravilhoso feito pelo designer mais famoso do momento, mas você mesmo pode escolher uma plataforma simples e começar. Escreva sobre você, faça mais de uma foto das suas peças, faça conteúdos sobre seu trabalho e por ai vai. 

5. Anúncios no Facebook

Quem aí já utilizou os anúncios pagos do facebook? Eles são ótimos pra você alcançar mais pessoas, anunciar uma promoção da sua loja, divulgar um trabalho inédito ou um produto novo. E você não precisa gastar muito pra isso, lá no facebook tem como você escolher um valor mais acessível e isso ajuda muito. Enfim, já usei e recomendo!! ;)

Então é isso, espero ter ajudado com essas dicas. Sei que é difícil no começo, mas seguindo as dicas com o tempo você vai se surpreender. E uma dica de bônus, não se preocupe em alcançar números para sua pagina e sim pessoas que realmente gostam do seu trabalho e estão te seguindo para sempre receber suas novidades. A interação com seu público é muito mais importante do que números. ok? ;)

Um beijo e até a próxima!! 

Fonte: http://www.ateliecoresepanos.com/